SEMINÁRIO DE LUTA CONTRA O RACISMO ESTE ANO TERA COMO TEMA O" RACISMO E AS RELAÇÕES DE TRABALHO"

quarta-feira, 22 de junho de 2011

SINTE/SC rebate ataques do Governo com inserções na mídia a partir de hoje



O SINTE/SC produziu material para ser exibido na mídia rebatendo as informações mentirosas do Governo sobre a greve do magistério.

As inserções serão exibidas hoje, 22 de junho, no intervalo da novela "Morde e Assopra", na TV Globo/RBS;
hoje, 22 de junho, no jornal RIC Notícias, na TV Record;
no dia 23 de junho, 5ª feira, na Rádio CBN, em horários rotativos;
no dia 24 de junho, 6ª feira, no jornal do meio dia, na TV Record;
no dia 24 de junho, 6ª feira, em horários rotativos na Rádio CBN.

Governo recua e retira ação de ilegalidade da greve



Sinte entra na justiça para evitar descontos dos dias parados

Nesta 4ª feira, 22 de junho, às 15h30, o SINTE/SC, através de sua assessoria jurídica, ingressou com uma ação na Justiça para suspender os descontos promovidos pelo Governo do Estado contra os grevistas e pela ilegalidade da greve. O Governo, aleatoriamente, promoveu os descontos dos dias parados sem respeitar a liberdade de organização sindical dos servidores públicos estaduais.A pressão do SINTE/SC foi importante para que o Governo do Estado voltasse atrás na decisão solicitar a ilegalidade do movimento de greve do magistério público estadual, que hoje completa 33 dias. O anúncio do recuo do governo foi feito no final da tarde de hoje e mostrou grande avanço na luta dos trabalhadores para restabelecer o diálogo com o Governo Estadual.A suspensão da ação do governo, além de mostrar a força da greve, deixou claro a possibilidade de voltarmos a negociar nossa pauta de reivindicação, que tem como ponto chave a implantação do Piso na carreira sem alteração da tabela salarial.A mobilização do magistério na ALESC resultou na interlocução dos deputados em intermediar a pauta do magistério que luta pela valorização profissional e pela educação pública de qualidade para todos. Outras manifestações de apoio à greve do magistério também tem sido feitas; o Conselho Estadual de Educação, reunido na tarde de hoje, abriu espaço para o SINTE/SC e demonstrou disposição em intermediar junto ao governo o atendimento da pauta da magistério. Também hoje, o SINTE/SC esteve reunido com o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Luiz Roberto Herbst, que respondeu positivamente à solicitação de uma audiência para discutir a distribuição dos recursos do FUNDEB no estado. Outros órgãos, como o Tribunal de Justiça. O Ministério Público, UDESC e ALESC também devem receber o SINTE/SC em audiência.

Colombo aceita apelo da Assembleia: retira pedido de ilegalidade e rodará folha em paralel


Colombo aceita apelo da Assembleia: retira pedido de ilegalidade e rodará folha em paralelo

Os líderes da Assembleia fizeram dois apelos que foram aceitos pelo governador Raimundo Colombo: o governo retira o pedido de ilegalidade da greve, que estava no Tribunal de Justiça, e rodará uma folha de pagamento suplementar, em paralelo, sem descontar os dias parados, desde que os professores retornem ao trabalho e os dias sejam repostos pelo magistério estadual.
O gesto seria para que, durante o final de semana, fossem retomadas as tratativas com os professores em greve há 36 dias. O pedido destinado ao Centro Administrativo foi feito depois de uma hora de reunião entre os líderes do parlamento e o presidente Gelson Merisio. Foi Merisio quem informou a decisão de Colombo, depois de comunicar o posicionamento do parlamento.
Há visível desconforto entre os deputados estaduais para votarem a MP que concede o índice que oficializa os valores do piso nacional da cetagoria, mas altera os índices da regência de classe, algo que os representantes dos professores (Sinte) não aceita.

http://wp.clicrbs.com.br/azevedo/2011/06/22/colombo-aceita-apelo-da-assembleia-retira-pedido-de-ilegalidade-e-rodara-folha-em-paralelo/?topo=67,2,18,,,67
Fonte: 

AGENDA DA GREVE 27 -30 JUNHO

DIA 27/06/ (segunda)


MATUTINO:

 *** Visitas às escolas da região:  Veja esquema abaixo:



 – EEB. RENATO RAMOS DA SILVA, às 8h30 estará presente a EEB. Venceslau Bueno e João Silveira.

– EEB. APAE DA PALHOÇA, às 9h30 estará presente as EEB. Benonívio, Nicolina, FCEE, APAE de São José, Maria Clementina, Pedro Ivo e Anísio de Freitas.


10:00  Reunião do comando de São José  10h no Hall da  Assembleia Legislativa (Floripa)

VESPERTINO:

 – EEB. VALDETE LUCI (Alto Forquilhas), às 14h estará presente as EEB. Maria Tereza, Claudete, Pedro Ivo, Henrique Estefano e Francisco Tolentino.
-----------------------------------------------------------------------
***Recepção à marcha de Itajaí na praça Tancredo Neves, em frente a ALESC (horário a definir) (atividade do Comando de Greve de Florianópolis)
- 18:30h: Reunião do comando de greve de Florianópolis com o jurídico do SINTE para retirar dúvidas. Local: Sindsaúde – Rua Frei Evaristo, 77 – Centro (próximo à ACP). O pessoal da regional de São José e outros interessados estão convidados.

Dia 28 de junho (Terça) ATO MACRO REGIONAL
14:00 Panelaço da Fome ATO MACRO REGIONAL participação as regionais de São José, Florianópolis, Itajaí, Tubarão, Criciúma, Laguna e Chapecó, às 14 h em frente à Catedral de Florianópolis, na Praça 15 de novembro. Dessa vez vamos incomodar bastante, levem panelas, faixas, apitos e qualquer coisa que faça barulho (é possível também que nessa tarde a MP 189 seja encaminhada para votação, se isso ocorrer nosso panelaço marchará em direção à ALESC).
Dia 30 de junho (Quinta)
13:30': Marcha dos Catarinenses. Concentração na frente da Catedral no centro. Professores de outras regionais comparecerão em grande número!

COMANDO DE GREVE DE SÃO JOSÉ AVISA:

ENCAMINHAMENTOS do comando de greve do dia 21/06/2011

  1. Todas as mensagens elaboradas para a utilização nos carros de som devem ser identificadas como AS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO ESTADO, não utilizando o nome de uma escola em específico.
  2. Colar cartazes (em lojas comerciais e igrejas) e colocar nas caixas dos correios " carta para os pais".
  3. Os grevistas (quando não houver atos ou assembléias) devem procurar manter um grupo de professor na escola para dar as devidas informações aos pais ( tirando dúvidas sobre a greve);
  4. Fazer pelo menos uma vez por semana reunião com todos os professores para esclarecimento de como está a greve. Todos devem ter e-mail e telefone de todos os professores da sua escola.
  5. TODAS AS ESCOLAS DEVEM TER UM REPRESENTANTE NO COMANDO DE GREVE para ficar informado sobre a greve, observe se sua escola tem representante.
  6. Será feita visita constantemente na Assembleia legislativa.
  7. Reunião do comando de greve da Regional de São José dia 27/06/2011 na Assembleia Legislativa às 10h;
  8. O endereço do comando de greve é: comandogrevesjose@groups.live, portanto, se mandarem e-mail TODOS RECEBERÃO a mensagem;
  9. Twitter do Sinte São José:  @sintesaojose

Carta Aberta III Esclarecimentos Sobre o FUNDEB

Carta Aberta III
Esclarecimentos Sobre o FUNDEB

Florianópolis, 21 de junho de 2011.

Prezados Companheiros do Magistério,


            Em razão das reiteradas alegações do Governo do Estado da inexistência de recursos públicos suficientes para o atendimento das reivindicações do magistério, em especial, o pagamento do Piso Nacional da categoria, a Direção Executiva do SINTE-SC e o Comando de Greve vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:

1. As Irregularidades Comprovadas

1.1. De acordo com os Pareceres Técnicos do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina o Governo do Estado deixou de aplicar o percentual mínimo de 25% da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino, nos anos de 2003, 2004, 2005, 2007, 2008 e 2009, conforme o determina o art. 212 da Constituição Federal;

1.2. Os relatório do TCE-SC também aponta que o Governo do Estado utiliza os recursos que deveriam ser destinados a manutenção e desenvolvimento do ensino em despesas não relacionadas com a educação, notadamente, com o pagamento de servidores inativos do magistério e subvenções sociais à instituições públicas ou privadas, contrariando o disposto nos arts. 70 e 71, da Lei nº 9.394/96, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB;

1.3. Importante destacar que o Governo do Estado deixou de aplicar integralmente na educação básica e na época própria os recursos provenientes do FUNDEF/FUNDEB desde 2003 até o ano corrente, contrariando o que diz o art. 60 do Ato de Disposições Constitucionais Transitórias - ADCT e a Lei 11.494/2007; Somente para dar alguns exemplos, o TCE-SC informa que o Estado não utilizou a totalidade dos recursos do FUNDEB nos seguintes percentuais: 7,40% no ano de 2006; 7,40% no ano de 2007; 1,05% no ano de 2008 e 1,90% no ano de 2009;

1.4. Além disso, o Governo, por meio da Lei de Diretrizes Orçamentárias, inclui os recursos do FUNDEB na base de cálculo da Receita Líquida Disponível do Estado. Lembre-se que, de acordo com o art. 212 da Constituição Federal e art. 60 do ADCT toda a receita do FUNDEB só poderá ser gasta com a manutenção e desenvolvimento do ensino. No entanto, contrariando esta nítida ordem estabelecida na Constituição Federal, a LDO de Santa Catarina permite que o dinheiro do FUNDEB também seja distribuído para a Assembléia Legislativa, o Tribunal de Justiça, o Tribunal de Contas, o Ministério Público e a UDESC.

1.5. Finalmente, o Governo do Estado também deixa de empregar integralmente os recursos oriundos da contribuição social “salário-educação” na manutenção e desenvolvimento da educação básica, conforme a previsão constitucional do artigo 212, § 5º e art. 9º do Decreto Federal nº 6.003/2006.

            Importante reiterar que todas estas irregularidades estão detalhadas em Pareceres prévios do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre as contas prestadas pelo Governador do Estado nos exercícios fiscais de 2003 até 2009. A extensão das denúncias, bem como o enorme volume de recursos públicos que deixaram de ser empregados com o ensino público estadual demonstra a má gestão fiscal, fato que resulta em prejuízos para a sociedade catarinense, usuária deste essencial serviço estatal.

2. Quais as Medida Judiciais que o SINTE-SC tem feito

1. O Sinte-SC ingressou com uma Ação Popular, em curso no Fórum da Capital, sob o nº 023.08.025486-4, que pleiteia uma ordem judicial obrigando o Estado a aplicar o percentual mínimo de 25% da receita resultante de impostos e das transferências na manutenção e desenvolvimento do ensino, referente aos anos de 2003, 2004 e 2005; requer também a valorização da carreira do magistério com a aplicação do mínimo de 60% da receita do FUNDEF com a remuneração dos professores;

2. Posteriormente, apresentou outra Ação Popular, protocolada no Fórum da Capital, com o nº 023.10.026438-0, que também requer seja o Estado compelido a aplicar o percentual mínimo de 25% da receita com as ações voltadas para a Educação, referente aos anos de 2006, 2007 e 2008; igualmente, reivindica a aplicação com a educação básica da totalidade dos recursos do FUNDEB e do Salário Educação.

3. Por outro lado, a Assessoria Jurídica do SINTE-SC está estudando medidas judiciais e administrativas adequadas para impedir que o dinheiro do FUNDEB seja incluído na base de cálculos da Receita Líquida Disponível do Estado para posterior distribuição entre os poderes.

            Entretanto, não se pode esquecer que a Constituição Federal deixa claro que os recursos discriminados no art. 212 e art. 60 do ADCT são completamente vinculados, ou seja, é expressamente proibido realizar outras despesas que não sejam com a manutenção e desenvolvimento do ensino, sob pena de ficar caracterizado o desvio de finalidade. Por isso, entendemos que se o Estado deixou de empregar corretamente os percentuais da receita com a educação por anos seguidos, deve suplementar os recursos a serem empregados nos anos posteriores.
            Finalmente, reafirmamos que o direito ao Piso Nacional do Magistério decorre de uma decisão do Supremo Tribunal Federal e tanto a Constituição Federal (art. 212 e art. 60 do ADCT) como o FUNDEB (Emenda Constitucional nº 53/2006 e Lei 11.464/2007) dispõe claramente a origem dos recursos destinados a educação e a forma correta de utilizá-los.  

Cordialmente


José Sérgio da Silva Cristóvam

Advogado do SINTE/SC
Professor Universitário. Mestre e Doutorando em Direito/UFSC.



Marcos Rogério Palmeira

Advogado do SINTE/SC
Professor Universitário. Mestre e Doutor em Direito/UFSC.
Sua mensagem está pronta para ser enviada com o seguinte arquivo ou link anexo:
Carta Aberta III - Esclarecimentos sobre o FUNDEB
RETIFICANDO  CRONOGRAMA DE VISITAS NAS ESCOLAS

DIA 22/06/2011 – EEB. ANÍSIO DE FREITAS, às 13 h estará presente GERED, EEB. Francisco Tolentino, EEB.  Nicolina Tancredo.

Dia 22/06/2011 – EEB. NICOLINA TANCREDO, às 15 h estará presente GERED, EEB. Francisco Tolentino, EEB. Anísio de Freitas.

DIA 27/06/2011 – EEB. RENATO RAMOS DA SILVA, às 8h30 estará presente a EEB. Venceslau Bueno e João Silveira.

DIA 27/06/2011 – EEB. APAE DA PALHOÇA, às 9h30 estará presente as EEB. Benonívio, Nicolina, FCEE, APAE de São José, Maria Clementina, Pedro Ivo e Anísio de Freitas.

DIA 27/06/2011 – EEB. VALDETE LUCI (Alto Forquilhas), às 14h estará presente as EEB. Maria Tereza, Claudete, Pedro Ivo, Henrique Estefano e Francisco Tolentino.

INFORMES DO COMANDO ESTADUAL 22 06 2011

A-     A ASSESORIA JURÍDICA DO SINTE ESTÁ ESTUDANDO AÇÕES RELATIVAS AS QUESTÕES TRABALHISTAS, ACOMPANHE EM  NOSSOS BLOGS;
B-      O COMANDO DE GREVE ESTADUAL TIROU COMO CALENDÁRIO UNIFICADO DOIS ATOS:
1         ATO MACRO REGIOANAL – EM DEFESA DA EDUCAÇÃO, Em Florianópolis, organizado por  S. José e Fpolis,
As Regionais De Itajaí, Tubarão, Laguna e Chapecó – JÁ CONFIRMARAM PRESENÇA
DATA: 28/06 – terça-feira – Dia que a MP(Medida Provisória) –  No. 189, entra em discussão na CCJ-Comissão de Constituição e Justiça/ALESC;
LOCAL: CONCENTRAÇÃO 14 HORAS, NA ESCADARIA DA CATEDRAL;
OBS: Indicativo às outras regiões, Atos nas GERED´s ou SDR´s,  
2          ATO ESTADUALISADO QUINTA FEIRA 30/06/2011 – MARCHA DOS CATARIENSES.
        C – NOTA NA IMPRENSA, INSERÇÕES NAS TV SOBRE AS MENTIRAS DO GOVERNO. . VENHA LUTAR CONOSCO!
        D – NOVO BLOG!  SINTE ESTADUAL CRIOU BLOG SOBRE A GREVE : http://sinte-sc.blogspot.com/
        E – ABAIXO ASSINADO: Um Milhão Pela Educação ! será elaborado e enviado para as regionais:
        F – CAMPANHA DE DOAÇÃO EXPONTÂNEA PARA SERVIÇO DE MÍDIA, Banco do Brasil; Ag. 5201-9,
C/C 147.1000-5.
                    “A GREVE CONTINUA COLOMBO A CULPA É SUA !”

NOVO BLOG DO SINTE ESTADUAL

SEGUE O LINK :  http://sinte-sc.blogspot.com/

Carta ao Governador pelo estudante Luís Fillipe da Silva

Pela visão de um aluno do Ensino Médio de uma escola pública de Santa Catarina.
EDUCAÇÃO SEM VALOR!
Bom, sou aluno do Ensino Médio de uma escola pública de Santa Catarina, onde os professores estão em GREVE, pedindo o comprimento da lei 11.738, e não aumento de salário, este papel também é deles, mas o que é o papel deles é EDUCAR os alunos.
Também sou filho de uma professora da escola pública então sei muito bem o que é isso. Ela trabalha em todos os períodos, sai às 7h da manhã e volta às 11h da noite, para educar e ensinar aos filhos dos outros, para todos termos um “BRASIL MELHOR”. Aí vem um governadozinho dizendo em uma reunião com o SINTE, Educação não é PRIORIDADE. Como que não é?Ah, entendi. Educação gera conhecimento, conhecimento gera sabedoria, e, só um povo sábio pode mudar seu destino. e ele não quer que povo mude seu destino.Imagina, governador, se o povo pensasse, não te colocaria no poder....Sabias, Colombo, que somos o estado do Brasil inteiro com menos percentual de analfabetismo,não é por sua causa não! Porque pra você educação é lixo....Que vergonha, governador....também tenho vergonha,porque somos nos que colocamos você no poder ...Sabes, governador, que todos sabem que o governo federal falou que o estado que não tivesse dinheiro para a implantação do piso salarial,o governo federal iria ajudar!Você é quem diz que o estado de Santa Catarina não tem dinheiro...Então me explica,não a mim,MAS a todos,por que você não pede ajuda ao governo federal? .....Já sei,tem dinheiro sim, mas não queres dar à categoria,mas sim talvez a sua meia, a sua cueca ou a seu bolso?Até a Promotoria Pública já sabe e está processando o Estado por desvio das verbas do FUNDEB!
Como foi sua viagem ao Japão?Deve ter conhecido tudo com os melhores carros, ter comido as melhores comidas,comprado as melhores “lembrançinhas” E enquanto em seu estado onde deverias administrar bem,os seus professores estão pedindo a você, Colombo, um salário que pague as três refeições do seu dia,as passagens de ônibus e pelo menos ter direito a sair um final de semana ou ir ao cinema. Bem, enquanto você está na Europa ou no seu sítio em Lages.
Uma reflexão a você, Raimundo Colombo:

Na bandeira do Brasil há duas palavras: ORDEM e PROGRESSO.
A gente faz ordem com as leis, mas se um representante do povo não cumpre uma lei, como você quer que nós, o “povo”, cumpramos, se temos os mesmos direitos ou deveríamos?
Se nós, o povo, não cumprimos a lei, somos PRESOS,
E você que não CUMPRE uma LEI FEDERAL nem à delegacia vai!
Só no Brasil mesmo!
Fazemos o progresso com a educação. A educação é sim prioridade para o Brasil sair de um país subdesenvolvido para desenvolvido.

EU ESTOU APOIANDO A GREVE SIM, COMO ALUNO...NÃO COMO FILHO DE PROFESSORA E ESPERO QUE A LEI SE CUMPRA!


Produzido por :Luís Fillipe da Silva
ENCAMINHAMENTOS do comando de greve do dia 21/06/2011

  1. Todas as mensagens elaboradas para a utilização nos carros de som devem ser identificadas como AS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO ESTADO, não utilizando assim exclusivamente o nome da escola.
  2. Colar cartazes nas lojas comerciais e igrejas e colocar nas caixas dos correios a carta para os pais.
  3. Os grevistas quando não houver atos ou assembléias deverá ficar na escola para atender os pais e os telefonemas esclarecendo sobre a greve.
  4. Fazer pelo menos uma vez por semana reunião com todos os professores para esclarecimento de como está à greve. Todos devem ter e-mail e telefone de todos os professores da escola.
  5. TODAS AS ESCOLAS DEVEM TER UM REPRESENTANTE NO COMANDO DE GREVE para ficar informado sobre a greve, observe se sua escola tem representante.
  6. Será feita visita constantemente na Assembleia legislativa.
  7. Reunião do comando de greve da Regional de São José dia 27/06/2011 na Assembleia Legislativa às 10h


REUNIÃO DAS ESCOLAS

As EEB. Irmã Maria Tereza, Claudete, Pedro Ivo e Henrique Estefano irão se reunir na EEB. Henrique Estefano dia 22/06/2011 às 9 h para aprovar um dos encaminhamentos que será a reunião de pais em conjunto.

As EEB Wanderley Junior e Jucelino irão se reunir na EEB. Wanderley Junior. 
Reunião na EEB. Benonívio às 18 h do dia 22/06/2011 com todos os professores.
Reunião na EEB. Maria do Carmo de Souza às 9 h no dia 22/06/2011.
Reunião na EEB. Gama Rosa às 19h no dia 22/06/2011.
CRONOGRAMA DE VISITAS NAS ESCOLAS

DIA 23/06/2011 – EEB. ANÍSIO DE FREITAS, às 13 h estará presente GERED, EEB. Francisco Tolentino, EEB.  Nicolina Tancredo.

Dia 23/06/2011 – EEB. NICOLINA TANCREDO, às 15 h estará presente GERED, EEB. Francisco Tolentino, EEB. Anísio de Freitas.

DIA 27/06/2011 – EEB. RENATO RAMOS DA SILVA, às 8h30 estará presente a EEB. Venceslau Bueno e João Silveira.

DIA 27/06/2011 – EEB. APAE DA PALHOÇA, às 9h30 estará presente as EEB. Benonívio, Nicolina, FCEE, APAE de São José, Maria Clementina, Pedro Ivo e Anísio de Freitas.

DIA 27/06/2011 – EEB. VALDETE LUCI (Alto Forquilhas), às 14h estará presente as EEB. Maria Tereza, Claudete, Pedro Ivo, Henrique Estefano e Francisco Tolentino.

ATOS DA PRÓXIMA SEMANA

DIA 28/06/2011 – ATO MACRO REGIONAL participação as regionais de São José, Florianópolis, Itajaí, Tubarão, Criciúma, Laguna e Chapecó, às 14 h em frente à Catedral de Florianópolis, na Praça 15 de novembro. Levar panelas, pois iremos fazer um grande panelaço.

DIA 30/06/2011 – ATO ESTADUAL, local e horário a combinar.